Projetos de Iniciação Científica

Aqui você encontrará um resumo sobre os projetos científicos desenvolvidos no LaSic.

Grana

O GRANA é um jogo para celulares android que surgiu no ano de 2017 desenvolvido por alunos do IFCE - Campus Canindé para ensinar de forma divertida, com uma temática regional do sertão nordestino, conceitos de gestão financeira do nível fundamental I de escolaridade. O jogo envolve todo um contexto rural, sendo até às perguntas de desafios voltados para problemáticas rurais.

O game segue o seguinte roteiro, a criança deverá responder perguntas sobre gestão financeira para que possa abrir os baús e seguir em frente no caminho, caso a criança erre, o nível será repetido. As perguntas são aleatórias mais se adequam a cada nível do jogo. O jogo tem cinco níveis e cada nível tem uma quantidade específica de perguntas a serem respondidas, para cada nível concluído o jogador ganha moedas que podem ser poupadas ou usadas na loja virtual do jogo.

Equipe
    Maria Luciana Almeida Pereira, Francisco Erialdo Domingos Freitas, Francisco Aurício Gomes Santos, Antonia Andreza Ribeiro da Silva, Rafael Lopes Costa, Claudiane Gomes Ferreira, Juliana Silva Maciel, Ana Ádila Colares Costa, Prof. Fernanda Felipe Leal, Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante.
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Vaquejada - Valeu Boi

O Vaquejada - Valeu Boi é um jogo que se deu início em 2018 para dispositivos móveis desenvolvido por alunos do IFCE - Campus Canindé para simular a cultura da Vaquejada, muito comum no Nordeste brasileiro. O aplicativo traz a simulação de fácil compreensão para crianças e adultos de como a vaquejada acontece, fazendo a junção da cultura, com lazer de uma forma prática.

O jogo simula uma vaquejada com todas as suas regras, onde existe o vaqueiro, o batedor e o Boi onde o objetivo do jogador (vaqueiro) é de derrubar o boi na faixa e no tempo determinado, além de permitir ao jogador escolher se seu vaqueiro é destro ou canhoto. Para estimular a competição entre os jogadores, pontos são contados e organizados em um ranking dentro do jogo.

Equipe
    Leonardo Ferreira Rodrigues, Francisco Erialdo Domingos Freitas, Rubens Abraão da Silva Sousa, Francisco Aurício Gomes Santos, Francisco Edmar Vieira Costa Junior, Antônio Carlos Pereira Filho, Rafael Lopes Costa, Francisco Iury Cunha Barbosa, Ana Ádila Colares Costa, Weliton Castro Ribeiro, Prof. Devyd Willian Martins, Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante.
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Futblind

O FultBlind é um projeto em desenvolvimento que surgiu em 2020 que consiste em encontrar os requisitos necessários para a construção de um aplicativo mobile que facilite a introdução de deficientes ao futebol de 5. O aplicativo será construído com o auxílio de resultados de testes iniciais com pessoas com deficiência visual para alcançarmos a meta de facilitar a prática do esporte do Futebol de 5.

Além disso, o app contará com um layout totalmente pensado na experiência do usuário (UX) para facilitar e possibilitar o uso independente a pessoa com deficiência visual nas partes principais do app. O app FultBlind dará mais um meio do jogador se identificar na quadra, através de vibrações padronizadas emitidas pelo seu aparelho celular que indicarão a posição atual do jogador na quadra, sempre vibrando em um padrão diferente a cada extremidade do campo. Recomenda-se o uso do app com uma braçadeira para celular.

Equipe
    Mirian Silva Freitas, Francisco Iury Cunha Barbosa, Ana Ádila Colares Costa, Francisca Viviane Viana de Sousa, Prof. Igor Lima Rodrigues, Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante.

Guia do Santuário

O Guia do Santuário é um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido por alunos do IFCE - Campus Canindé, é um app que já esteve publicado anteriormente na Play Store em sua primeira versão criada em 2016, porém com a falta de atualizações e manutenção acabou em desuso. Em 2019, os integrantes do LASIC (Laboratório de Sistemas Computacionais) migrando o app para uma linguagem mais moderna, atualizaram para sua versão mais atual que logo será publicada na Play Store para todo o público gratuitamente.

A aplicação tem como objetivo ser um guia para os visitantes, turistas e romeiros de Canindé, nele é possível conhecer os pontos turísticos da cidade, um pouco da história de cada local e seu funcionamento. O guia do santuário teve bastante acesso em sua primeira publicação durante os festejos do padroeiro de Canindé, São Francisco. Hoje a aplicação passa por atualizações para uma futura publicação no próximo festejos de São Francisco.

Equipe
    Francisco Gabriel Farias Cunha, Rubens Abraão da Silva Sousa, Francisco Aurício Gomes Santos, Francisco Edmar Vieira Costa, Junior Antônio Carlos Pereira Filho, Francisco Iury Cunha Barbosa Ana Ádila Colares Costa, Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante.
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SisHora

O SisHora foi uma plataforma de contabilização de horas complementares criada em 2017. Frente a dificuldade e o trabalho na hora de contabilizar as cargas horárias complementares dos alunos dos cursos do IFCE, a essa plataforma vem com o objetivo de automatizar esse processo.

A plataforma tem acessos diferentes para os alunos e os coordenadores dos cursos. Os coordenadores criam os cursos, as grades e as atividades que geram horas complementares aos alunos, o coordenador adiciona os alunos de cada turma gerando assim um login e uma senha para os alunos, que pode ser trocada pelos mesmos após o primeiro acesso. Do lado dos alunos, os mesmos podem adicionar as atividades e anexar os certificados referentes às atividades complementares, à medida que

Equipe
    Mateus Barbosa da Silva, Raul Castro Santos, Rafael Lopes Costa Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante, Prof. Allyson Bonetti França Prof. Samara Moura.

Automatizando

O Projeto “Automatizando” foi um projeto criado no ano de 2015 dentro das dependências do LASIC (Laboratório de Sistemas Computacionais) que visou beneficiar os proprietários dos estabelecimentos do setor de Turismo de Canindé, através de capacitação e ferramentas computacionais que automatizam e tornem cada vez mais eficientes os processos de controle e gestão desses estabelecimentos.

Através de pesquisas e debates foi obtido resultados onde foi constatado que os gestores da época eram capazes de utilizar os conhecimentos obtidos através do projeto a favor do seu negócio, já que eles mesmos puderam usar o sistema apresentado, utilizando as noções básicas de informática.

Equipe
    Arivelton Gomes Silva, Aline Ferreira Santos, Adriana Maciel, Maria Camila Santos Martins, Dayane Barbosa Santiago, Loureane Almeida, Viviane Lopes da Silva, Wilker Bezerra Lucio, Rafael Lopes Costa, Maria Ilmara Santos Mariano, Kessi Diones Oliveira Silva, Prof. Eduardo Dalle Piagge, Prof. Carlos Henrique Leitão Cavalcante.


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